Thursday, November 20, 2008

Dead Space vs Legenday, com Halo à mistura

O mundo dos "apreciadores profissionais" de jogos está mesmo por um fio. Já deste os tempos do halo que as coisas cheiram mal, mas agora é escandaloso. Não sei se é por "prendas" dadas aos reviewers, o que até compreendo e respeito, ou se simplesmente são uma merda.

Já com o halo, que é um jogo razoável, com storyline super-cliché pseudoripada de halflife, principalmente no que toca os zombies e semi-headcrabs, e tudo o mais de sci-fi é uma cópia fundida dos conhecidos Ringworld do Larry Niven e Orbitals, do "The Culture" de Iain M. Bank. Dou-lhe 6-7 no máximo, agora scores de 9.9 e 10? Só se for na falta de originalidade e em armas completamente sem 'flavor' nenhum. Tive que acabar o jogo com a metralhadora e pistola, porque de resto sentia-me a usar bisnagas. Nem vou começar nos adversários cabeça de pirâmide, também conhecidos pela linha "olá, sou atrasado mental, permite-me disparar contra ti até entrar em pânico e começar aos gritos e fugir como se tivesse 10 anos". O facto de eles serem assim faz sentido e é explicado pela raça que são, afinal de contas tu na mesma situação também fugirias. Mas, não como uma menina de 10 anos. TERRIBLE.

Recentemente deparo-me com o exemplo do 'perfeito' Dead Space (9-10 em reviews), e só me vem à cabeça a questão: MAS JOGARAM A MERDA DO JOGO? Como RPG é fraquissimo, até o Undying de 2001, que é claramente um FPS, tem mais sensação de RPG que isto. Podem meter os inventários que quiserem. Ah, e de quem foi a ideia de meter uma câmara daquelas "over the shoulder" ou que é que lhe chamam, visto que neste caso chamo-lhe MERDA. O gajo é gigante e ocupa 1/3 do ecrã, e portanto está a bloquear a única coisa de jeito do jogo, os gráficos e o ambiente. A jogabilidade é mázinha, respondendo mal como FPS. Os monstros são patéticos e surgem em situações scriptadas super óbvias. Digo patéticos visto que se movem a meio quilómetro horário, provávelmente para compensar o facto que o jogo tem uma jogabilidade tipo pacman. Dou-lhe 3.

Depois têm a moral de dar 2-3 a um jogo como o Legendary. O jogo é cliché, tem storyline parva e, enfim, é o típico filme de acção americano. As munições nunca acabam, os monstros várias vezes não pararam de spawnar até acordares e resolveres fazer alguma coisa ou mexeres o cú. São rápidos, chatos, e conforme onde acertas podes levar 10 tiros ou 1 para matar um Lobisomem. Há monstros que atravessam paredes, monstros que trepam paredes, monstros que surgem da água do nada (bem, são tentáculos gigantes), e resumindo a qualquer momento vai haver porrada. Os momentos "OH SHIT" são constantes, desde meia cidade explodir com shockwave de pura maldade espalhada pelo mundo, ao momento geek de um golem gigante de força electromagnética composto por centenas de carros e metal de toda a cidade andar à solta pelas ruas. Descer o metro e ver 3 ou 4 carruagens a espetarem-se foi muito bom também. Enfim, um jogo de acção sem sentido para quem só se quer divertir. DOU-LHE 9! XUPA, DEAD SPACE

No comments:

Post a Comment