Tuesday, May 26, 2009

Cinismo clubistico

Uma coisa que me faz confusão e nunca calhou comentar por aqui é esta vaga da malta mais jovem ser toda do Porto, por ser o clube que à mais tempo vence. Claro que quem é do clube vai discordar mas a realidade é esta, gente que é gente tem de ser do clube "grande" da sua terra ou mais próximo. A única excepção a este caso é a familiar, geralmente por parte do pai. E é isso, ponto final. De resto só pode existir aquele clube com que se simpatiza, e muitas vezes são dois, um clube local e um, aqui sim, clube muitas vezes longínquo bastante mal posicionado, preferencialmente de 2ª divisão.

A regra da 2ª divisão explica o que refiro ao inicio. Imaginem que sou da Amadora, e simpatizo com o Estrela, se eventualmente subisse ao topo da liga teria duas felicidades, visto que sou, hipoteticamente, do Benfica. Agora imaginem que simpatizava com o Porto e este era um clube mediano na liga, se eventualmente subisse para o topo seria escandaloso ser do Benfica e do Porto.

...exacto!

A regra da distância é de OURO e deveria ser inviolável, mas parece que tudo nascido depois de 88 só vê um clube, o clube vencedor, e isso é completamente sem valor. Pais do Sporting, nascido em plena Lisboa, e ser do Porto por causa do bi-tri? É assim que se fazem grandes adeptos e claques, com gente que nunca teve realmente de sofrer pelo clube, e que é a vergonha dos pais e amigos.

2 comments:

  1. não gosto de futebol, não comento futebol, mas gostava de saber o que é um bi-tri.

    e já agora.... sabes fazer uma borboleta de vénus? :]

    ReplyDelete
  2. O bi-tri é um mistério, mas envolve muita parvoíce. Quanto ao outro já era para ter posto aqui uma foto parcialmente associada à coisa, mas nunca calhou :p

    ReplyDelete