Estratégias gerais sobre o jogo, comprovadas por experiência própria.
Tudo aqui é fundamental, e o texto apesar de longo lê-se melhor do que parece.
Entre um espaço aberto e uma sala, a sala é SEMPRE preferível devido ao efeito garrafão de portas e janelas, ou mesmo encostado a uma parede é preferível a ter potencialmente zombies em todo um circulo à volta. É rara a situação que num canto ou encostado à parede se seja overwhelmed, já num espaço aberto é comum.
Escadas rolantes (ou corredores longos, sítios fechados) são um bom sitio para se estar, visto que os zombies vêm SEMPRE por cima ou por baixo, ou sobem de lado o que leva tempo. Nesta situação têm de estar sempre 2 a olhar para cada lado.
Se existir alguém com vómito (a amarelo), essa pessoa deve comunicar aos colegas imediatamente e colocar-se na melhor posição possível defensiva. Durante estas situações APENAS os personagens marcados são atacados, podendo qualquer outro tankar com segurança.
Ter SEMPRE atenção se existem aliados próximos de um boomer, caso exista cabe-lhe a ele tratar do problema. A explosão do boomer pralém de AOE vomit effect, faz dano!
Cuidado nos tempos mortos. Mesmo depois de se ter limpo uma zona, o Director pode achar que as coisas estão demasiado calmas e mandar um boss, o qual normalmente apanha o que fica para trás a curar-se, ou o que vai à frente enquanto os outros pararam para se curar. Quando alguém se cura é obrigatorio os colegas cobrirem a área e manterem-se juntos, envez de haver um que acha boa ideia ir limpando o caminho à frente.
Dar uma coronhada em zombies é sempre perfeitamente viável, eles nunca recuperam antes de termos a arma pronta, ou em caso de falta de munições um colega pode vir ajudar. Nunca fugir destas situações ás cegas, visto que os zombies correm mais depressa, fugir com cautela e repetir a coronhada se necessário. Um exploit que se pode fazer em último caso e que já me salvou várias vezes, é spammar a coronhada enquanto rápidamente se troca de arma (no Q), passando assim a quase não ter delay. É a única possível salvação no caso de ser overwhelmed em 360 graus, caso um colega esteja a ver. Coronhadas abaixado são perfeitamente viáveis.
Se vais à frente ABAIXA-TE. Isto aplica-se em particular em ataques massivos da horda, por arrasto em situações de vómito, qualquer tipo de corredor ou escadas, e bruxas. Tirando estes casos, mesmo na rua, abaixa-te. São dois os motivos: 1º é o friendly fire, e 2º é o dano que o colega não faz aos zombies que vêm para cima de ti. A última coisa que queres quando ficas sem balas, é ter zombies em cima E levares friendly fire. Coronhadas abaixado são perfeitamente viáveis.
A Benelli M4 (Shotgun teer 2) carrega um cartucho quase instantaneamente, podendo-se sempre começar a carregar e interromper caso seja necessário disparar ou dar uma coronhada - ambas as situações têm prioridade sobre o recarregamento - MAS caso fique sem munições no momento em que se interrompe o carregamento é feita uma (LONGA quando menos convém) pausa extra para puxar a culatra. É portanto considerávelmente preferível nunca deixar as balas acabarem. Uma situação muito regular é contra o Tank em que normalmente se descarrega a arma o mais rapidamente possível. Deixar ir as balas a 0 vai fazer perder mais 2-3 segundos, o que vos pode custar a vida ou de um colega.
Para defender um colega preso por um Smoker pode-se: Matar o Smoker ou dar tiros na lingua caso seja a opção mais rápida devido a distância ou falta de ângulo.
Tank:
Mexe-te! Se tiveres o aggro do Tank pára de disparar e corre! Os tiros que vais dar a mais não vão chegar e vais provavelmente morrer mais depressa. Nunca fujas para longe de colegas ou para salas isoladas, e caso o faças vais morrer em vão pois quem o vai matar não és tu. As únicas excepções a isto são: se não conheceres o mapa, não tiveres planeado uma fuga do local onde estás, ou não tiveres para onde fugir (como num descampado absoluto), aí a melhor hipótese é fugir de costas a disparar, porque o dano extra vai dar jeito.
O Tank corre considerávelmente mais depressa que tu, por isso, pralém de não ficar a disparar, a melhor maneira de ganhar tempo é saltando para um piso mais baixo e tentando resumir altitude o mais depressa possível. Subir escadas é lento e 90% das vezes é-se apanhado aí devido ao alcance do bixo. O melhor sitio para o combater é em espaços abertos, onde todos o consigam ver e seja possível correr em circulos, na esperança que ele mude de alvo. Óbviamente convém que todos os jogadores estejam relativamente dispersos para ele perder tempo a correr entre alvos.
Caso o Tank esteja focado num colega já no chão, para tirar o aggro é necessário chegar ao pé dele e dar-lhe uma coronhada.
Zombies que peguem fogo levam dano até morrerem, inclusivé Tanks! A melhor maneira é pegar-lhe fogo antes de ele ter aggro em alguém, normalmente quando acaba de aparecer, ou quando pára para apanhar algo do mapa. Um Tank morre SEMPRE até 30 segundos após pegar fogo, independentemente da dificuldade do mapa.
A Benelli M4 (shotgun teer 2) tem efectivamente mais DPS do que qualquer outra arma à queima-roupa.
Qualquer outro boss é mais importante que o Tank. A última coisa que se quer é uma horda extra e a visão distorcida do boomer, ou perder aliados com Hunters ou Smokers. Primeiro que tudo matam-se estes, de preferência sem o Tank vos apanhar.
É possível dar uma coronhada nos Hunters no momento em que vão aterrar em cima de ti, no entanto requer timing perfeito.
Ambas as botijas de gás explodem com um alcance muito grande. Muito provávelmente na tua próxima tentativa vais explodir com uma a achar que estás a uma distância suficiente, e vais-te enganar. Pior que isso é colegas levarem o dano também, por isso nunca rebentes botijas com colegas mais próximos que tu.
Pipebombs atraem sempre o aggro de todos os zombies, menos os que já te estão a bater ou bosses, incluindo a Witch.
Carros com alarme (normalmente fazem sinal de o alarme a ser ligado, como se fosse com o comando, e luzes a piscar, mas nem sempre se vê/ouve) podem ligar o alarme se lhes for disparado para cima, chamando várias hordas.
Usa sempre os comprimidos antes do medpack, a vida dos comprimidos é temporária por isso mesmo que percas vida acabas por ficar na mesma.
Os comprimidos dão sempre 50% da vida.
Os medpacks repõem sempre a vida a 80-85, indepentendemente da vida que se tem.
Dependendo da situação é preferivel ir abaixo antes de curar. Não esquecer que a vida pode ser "esticada" visto que se pode ser revivido depois de se ir abaixo até três vezes (a 4ª vez morre-se) e que se regressa com 30% de vida. O "contador de quedas" é renovado através dos heals, ou seja:
100% vida inicial
30% vida temporaria depois de se ser ajudado
30% vida temporaria depois de se ser ajudado
80% vida temporaria depois de se ser ajudado + 50% dos comprimidos (reset ao número de quedas)
30% vida temporaria depois de se ser ajudado
30% vida temporaria depois de se ser ajudado
80% vida após medpack
É dificil gerir isto desta forma, mas teóricamente pode-se ter 300% vida útil até se usar o medpack.
Tudo aqui é fundamental, e o texto apesar de longo lê-se melhor do que parece.
Entre um espaço aberto e uma sala, a sala é SEMPRE preferível devido ao efeito garrafão de portas e janelas, ou mesmo encostado a uma parede é preferível a ter potencialmente zombies em todo um circulo à volta. É rara a situação que num canto ou encostado à parede se seja overwhelmed, já num espaço aberto é comum.
Escadas rolantes (ou corredores longos, sítios fechados) são um bom sitio para se estar, visto que os zombies vêm SEMPRE por cima ou por baixo, ou sobem de lado o que leva tempo. Nesta situação têm de estar sempre 2 a olhar para cada lado.
Se existir alguém com vómito (a amarelo), essa pessoa deve comunicar aos colegas imediatamente e colocar-se na melhor posição possível defensiva. Durante estas situações APENAS os personagens marcados são atacados, podendo qualquer outro tankar com segurança.
Ter SEMPRE atenção se existem aliados próximos de um boomer, caso exista cabe-lhe a ele tratar do problema. A explosão do boomer pralém de AOE vomit effect, faz dano!
Cuidado nos tempos mortos. Mesmo depois de se ter limpo uma zona, o Director pode achar que as coisas estão demasiado calmas e mandar um boss, o qual normalmente apanha o que fica para trás a curar-se, ou o que vai à frente enquanto os outros pararam para se curar. Quando alguém se cura é obrigatorio os colegas cobrirem a área e manterem-se juntos, envez de haver um que acha boa ideia ir limpando o caminho à frente.
Dar uma coronhada em zombies é sempre perfeitamente viável, eles nunca recuperam antes de termos a arma pronta, ou em caso de falta de munições um colega pode vir ajudar. Nunca fugir destas situações ás cegas, visto que os zombies correm mais depressa, fugir com cautela e repetir a coronhada se necessário. Um exploit que se pode fazer em último caso e que já me salvou várias vezes, é spammar a coronhada enquanto rápidamente se troca de arma (no Q), passando assim a quase não ter delay. É a única possível salvação no caso de ser overwhelmed em 360 graus, caso um colega esteja a ver. Coronhadas abaixado são perfeitamente viáveis.
Se vais à frente ABAIXA-TE. Isto aplica-se em particular em ataques massivos da horda, por arrasto em situações de vómito, qualquer tipo de corredor ou escadas, e bruxas. Tirando estes casos, mesmo na rua, abaixa-te. São dois os motivos: 1º é o friendly fire, e 2º é o dano que o colega não faz aos zombies que vêm para cima de ti. A última coisa que queres quando ficas sem balas, é ter zombies em cima E levares friendly fire. Coronhadas abaixado são perfeitamente viáveis.
A Benelli M4 (Shotgun teer 2) carrega um cartucho quase instantaneamente, podendo-se sempre começar a carregar e interromper caso seja necessário disparar ou dar uma coronhada - ambas as situações têm prioridade sobre o recarregamento - MAS caso fique sem munições no momento em que se interrompe o carregamento é feita uma (LONGA quando menos convém) pausa extra para puxar a culatra. É portanto considerávelmente preferível nunca deixar as balas acabarem. Uma situação muito regular é contra o Tank em que normalmente se descarrega a arma o mais rapidamente possível. Deixar ir as balas a 0 vai fazer perder mais 2-3 segundos, o que vos pode custar a vida ou de um colega.
Para defender um colega preso por um Smoker pode-se: Matar o Smoker ou dar tiros na lingua caso seja a opção mais rápida devido a distância ou falta de ângulo.
Tank:
Mexe-te! Se tiveres o aggro do Tank pára de disparar e corre! Os tiros que vais dar a mais não vão chegar e vais provavelmente morrer mais depressa. Nunca fujas para longe de colegas ou para salas isoladas, e caso o faças vais morrer em vão pois quem o vai matar não és tu. As únicas excepções a isto são: se não conheceres o mapa, não tiveres planeado uma fuga do local onde estás, ou não tiveres para onde fugir (como num descampado absoluto), aí a melhor hipótese é fugir de costas a disparar, porque o dano extra vai dar jeito.
O Tank corre considerávelmente mais depressa que tu, por isso, pralém de não ficar a disparar, a melhor maneira de ganhar tempo é saltando para um piso mais baixo e tentando resumir altitude o mais depressa possível. Subir escadas é lento e 90% das vezes é-se apanhado aí devido ao alcance do bixo. O melhor sitio para o combater é em espaços abertos, onde todos o consigam ver e seja possível correr em circulos, na esperança que ele mude de alvo. Óbviamente convém que todos os jogadores estejam relativamente dispersos para ele perder tempo a correr entre alvos.
Caso o Tank esteja focado num colega já no chão, para tirar o aggro é necessário chegar ao pé dele e dar-lhe uma coronhada.
Zombies que peguem fogo levam dano até morrerem, inclusivé Tanks! A melhor maneira é pegar-lhe fogo antes de ele ter aggro em alguém, normalmente quando acaba de aparecer, ou quando pára para apanhar algo do mapa. Um Tank morre SEMPRE até 30 segundos após pegar fogo, independentemente da dificuldade do mapa.
A Benelli M4 (shotgun teer 2) tem efectivamente mais DPS do que qualquer outra arma à queima-roupa.
Qualquer outro boss é mais importante que o Tank. A última coisa que se quer é uma horda extra e a visão distorcida do boomer, ou perder aliados com Hunters ou Smokers. Primeiro que tudo matam-se estes, de preferência sem o Tank vos apanhar.
É possível dar uma coronhada nos Hunters no momento em que vão aterrar em cima de ti, no entanto requer timing perfeito.
Ambas as botijas de gás explodem com um alcance muito grande. Muito provávelmente na tua próxima tentativa vais explodir com uma a achar que estás a uma distância suficiente, e vais-te enganar. Pior que isso é colegas levarem o dano também, por isso nunca rebentes botijas com colegas mais próximos que tu.
Pipebombs atraem sempre o aggro de todos os zombies, menos os que já te estão a bater ou bosses, incluindo a Witch.
Carros com alarme (normalmente fazem sinal de o alarme a ser ligado, como se fosse com o comando, e luzes a piscar, mas nem sempre se vê/ouve) podem ligar o alarme se lhes for disparado para cima, chamando várias hordas.
Usa sempre os comprimidos antes do medpack, a vida dos comprimidos é temporária por isso mesmo que percas vida acabas por ficar na mesma.
Os comprimidos dão sempre 50% da vida.
Os medpacks repõem sempre a vida a 80-85, indepentendemente da vida que se tem.
Dependendo da situação é preferivel ir abaixo antes de curar. Não esquecer que a vida pode ser "esticada" visto que se pode ser revivido depois de se ir abaixo até três vezes (a 4ª vez morre-se) e que se regressa com 30% de vida. O "contador de quedas" é renovado através dos heals, ou seja:
100% vida inicial
30% vida temporaria depois de se ser ajudado
30% vida temporaria depois de se ser ajudado
80% vida temporaria depois de se ser ajudado + 50% dos comprimidos (reset ao número de quedas)
30% vida temporaria depois de se ser ajudado
30% vida temporaria depois de se ser ajudado
80% vida após medpack
É dificil gerir isto desta forma, mas teóricamente pode-se ter 300% vida útil até se usar o medpack.
é mesmo aqui que vou deixar o comentário sobre a boneca assustadora que tens ali em cima por trás de ubiquidade. MAS QUE RAIO. deixa-me muito desconfortável :P
ReplyDeleteEstá espetacular, não está? :D
ReplyDeleteespetacular não seria o termo que eu usaria :P não tens nada menos... creepy?
ReplyDeleteSe fosse menos creepy não me tinha dado ao trabalho de montar o gif! ;)
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